O inventário patrimonial é um processo que busca registrar, de maneira detalhada, os bens de uma empresa. Apontado como um dos grandes desafios da gestão de patrimônio, a sua realização exige muita atenção. Afinal, listar corretamente todos os ativos físicos do negócio permite não só o controle dos equipamentos, como pode garantir a sua conservação e reduzir custos em manutenção.
Em síntese, o inventário patrimonial é o registro dos bens de uma determinada empresa, que podem ser:
- imóveis;
- maquinários e equipamentos;
- veículos;
- móveis;
- artigos de informática;
- eletrônicos.
Qual a periodicidade de um inventário?
O mais recomendado é que os inventários sejam realizados periodicamente, com a ajuda de um especialista ou de uma empresa terceirizada. É muito importante que esse registro se mantenha atualizado, para que os bens tenham controle e rastreabilidade.
Fazer um inventário patrimonial não é tão simples, mas extremamente relevante para garantir o crescimento organizado e a manutenção adequada dos bens de uma empresa.
Quais os benefícios?
Realizar o cadastro físico de bens e mantê-lo atualizado tem impacto positivo direto em muitas questões que envolvem o controle patrimonial e gerenciamento dos riscos envolvidos , evitando assim a desvalorização do patrimônio.
Conservação ;
No caso dos equipamentos eletrônicos, o inventário patrimonial permite que os bens se mantenham conservados por mais tempo, já que o usuário é responsabilizado pelo uso em determinado período de tempo.
Como Fazer o Inventário Patrimonial
Um inventário patrimonial eficiente pode ser preparado em 6 etapas.
1. Planejamento
2. Execução
3. Levantamento e conciliação
4. Saneamento
5. Implementação de normas e procedimentos
6. Finalização/Conclusão.
O controle do patrimônio não é só uma medida burocrática, mas também inteligente de manter os ativos protegidos e conservados, evitando prejuízos e, consequentemente, garantindo economia em recursos.
Comentários estão fechados